Princípios de Design de Permacultura

PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE DA PERMACULTURA

principios

* OS 3 PRINCÍPIOS ÉTICOS

– Cuidar da Terra

– Cuidar das Pessoas

– Partilha de Justa

* OS 12 DE PRINCÍPIOS DE DESIGN

Princípio 1 – Observe e Interaja: Ao tomar o tempo para se envolver com a natureza nós podemos projetar soluções que se adequam a nossa situação particular.


Princípio 2 – Capte e Armazene Energia:
Através da criação de sistemas de coleta de recursos durante tempos de abundância, poderíamos usá-los em tempo de escassez.

Princípio 3 – Obtenha Rendimento Seguro: Assegure que está obtendo rendimento realmente útil como resultado do trabalho que está fazendo.

Princípio 4 – Pratique a auto-regulação e aceite feed back:Precisamos desencorajar atividades inapropriadas para garantir que os sistemas possam continuar a funcionar bem.

Princípio 5 – Use e valorize os serviços e recursos renováveis:Aproveite a abundancia da natureza para reduzir nosso comportamento consumista e a dependência de recursos não-renováveis.

Princípio 6 – Produza não desperdice: Valorizando e utilizando todos os recursos que estão disponíveis para nós nada vai para o lixo.

Princípio 7 – Design partindo de padrões para chegar aos detalhes: Dando um passo para trás, podemos observar padrões na natureza e na sociedade. Estes podem ser a “coluna vertebral” em nossos designs, com os detalhes sendo preenchidos ao longo do tempo.

Princípio 8 – Integrar ao invés de segregar: Colocando as coisas certas nos lugares certos, as relações se desenvolvem entre essas coisas e trabalham juntas para suportar uma a outra.

Princípio 9 – Use soluções pequenas e lentas: Sistemas pequenos e lentos são mais fáceis de manter do que os grandes, fazendo melhor uso dos recursos locais e produzindo resultados mais sustentáveis.

Princípio 10 – Use e valorize a diversidade: A diversidade reduz a vulnerabilidade à uma variedade de doenças e tira vantagem da natureza única do meio onde se encontra.

Princípio 11 – Use as bordas e valorize os elementos marginais: A interface entre as coisas é onde os eventos mais importantes acontecem, estes são geralmente os mais válidos, diversos e produtivos elementos do sistema.

Princípio 12 – Use a criatividade e responda às mudanças: Nós podemos ter um impacto positivo nas mudanças inevitáveis observando cuidadosamente e então intervindo no momento certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s