PDC JANEIRO 2017 – O Curso de Certificação em Design de Permacultura

logo ecositio 3

BEM VINDOS AO PDC de VERÃO 2017 do COLETIVO PERMACULTORES

21 a 29 de janeiro

NO ECOSSÍTIO NOVA TERRA – MAQUINÉ/RS 

 

CURSO VIVENCIAL aqui na comunnidade rural do  Vale Pinheiro em Maquiné/RS

Uma nova modalidade do Curso de Design de Permacultura – através de uma imersão verdadeira nos princípios e práticas da Permacultura.

O curso irá inspirar e ajudar os estudantes a embarcar em sua própria vida como projetistas de sistemas de permacultura.

cartaz pdc 2017

Para praticar uma arte consciente de testemunhar antes de implementar é integrar-se na formação em Design de Permacultura – PDC. Quando você está aclimatado à sua propriedade, você começará a ver que a colocação de elementos dentro de seu projeto terá uma participação mais eficiente e, finalmente, sem entrada de energia / ou saída terá ido para o lixo!

Moldar a sua propriedade através pensamento de design ecologicamente inteligente não só irá expandir o potencial de seus jardins, mas o seu potencial pessoal para expandir a sua consciência do meio ambiente e as pessoas que o ocupam. Para beneficiar a nós mesmos e ao meio ambiente, devemos entender como o sistema funciona em um fluxo cíclico, um ciclo contínuo que está sempre construindo, que não tem começo nem fim, ou segunda-feira a domingo. (Apenas sementes para plantar, a fruta para o solo!)

cartaz-pdc-2017b

Programa:

* Padrões : na Natureza e na Humanidade (sabedorias e arquétipos)

* Autogestão(Autossuficiência, Autoaprendizagem, Planejamento circular, metodologias e estratégias de design)

* Vida ecológica (energias, economia, consumo e produção, alimentação, cozinha sustentável)

* Autoconstrução (bioconstrução, construções ecológicas pelo proprietário, análise de recursos e elementos, ferramentas e tecnologias apropriadas)

* Comunidade (interdependências, práticas sociais, cooperação, mutualismo)

* Manejo da Terra (manejo da água, da terra, alimentos, plantios, solos, caminhos)

* Educação e Cultura  Sustentável

* Prática de Design de Permacultura

DSCF4042

BEM VINDOS AO PDC DE INVERNO DO COLETIVO PERMACULTORES

NO ECOSSÍTIO NOVA TERRA – MAQUINÉ/RS

O que é Permacultura

Permacultura é um processo criativo de planejamento sustentável, com base no pensamento sistêmico integrado, que usa a ética e os princípios de design ecológico. Ela nos guia para imitarmos os padrões e relacionamentos que podemos encontrar na natureza e pode ser aplicada a todos os aspectos da habitação humana, a agricultura orgânica à construção ecológica, de tecnologia apropriada para a educação e até mesmo a economia.

Ao adotar a ética e aplicar esses princípios em nossa vida diária, podemos fazer a transição de sermos consumidores dependentes para se tornar produtores responsáveis. Esta jornada desenvolve habilidades e resistência em casa e em nossas comunidades locais que nos ajudarão a se preparar para um futuro incerto com menos energia disponível.

As técnicas e estratégias utilizadas para aplicar estes princípios permaculturais variam muito, dependendo da localização, condições climáticas e recursos que estão disponíveis. Os métodos podem diferenciar, mas as fundamentações para esta abordagem integral permanecer constante. Ao aprender esses princípios você pode adquirir valiosas ferramentas de pensamento que o ajudam a se tornar mais resistentes em uma era de mudança.

DSCF4050

O que é o PDC – Permaculture Design Course

O PDC é o Curso Padrão de Design em Permacultura, internacionalmente reconhecido como a formação oficial em Design de Permacultura, criado na década de 80 na Austrália pelo seu co-fundador Bill Mollisson e padronizado mundialmente. Nosso curso terá 90 horas de jornada intensiva e imersiva de formação (prática e teórica) em Design de Permacultura. Desenvolvido na Estação Experimental de Permacultura o Ecosítio Nova Terra em Maquiné nordeste do Rio Grande do Sul. O curso  cumpre o Currículo exigido internacionalmente de 72 horas/aula mínimas, bem como seu conteúdo teórico. O curso será organizado e facilitado pelo Coletivo Permacultores, um Grupo Inter e Transdisciplinar de práticas permaculturais.

Permaculture guru Bill Mollison.
Bill Mollison.
tumblr_lqzuxrlIAQ1qjumjoo1_500_0
David Holmgren – Co-criador da Permacultura

“A palavra “sustentabilidade” tem sido usada por pessoas, empresas e políticos de uma forma tão leviana e flexível que parece que quase perdeu o seu sentido. Tem medo que o mesmo possa acontecer com a Permacultura?

Não. A Permacultura é integrada a vida, tem uma personalidade, é um sistema com responsabilidade. Pode-se definir sustentabilidade numa frase sem nunca se ter construído um sistema sustentável nem nunca se ter trabalhado nessa direção. A Permacultura pode ser definida de centenas de maneiras e dá às pessoas uma esperança incrível, entusiasma as pessoas. Tirar um curso de Design em Permacultura com um bom professor, como é a maioria deles, é ficar alterado para sempre, é ficar infectado sem hipótese de recuperação.

A sustentabilidade não faz isso às pessoas, é demasiado concisa. O que acontece com a Permacultura, à medida que se ganha mais e mais experiência é que ganhamos conforto com a infinidade e podemos explorar a densidade e a qualidade do tempo.

O que a maioria das pessoas tem agora na sua vida moderna é tempo de má qualidade e pobreza de tempo. Quando na Permacultura temos uma grande riqueza temporal e uma ótima densidade de tempo, nós apreciamos a viagem, é emocionante, sabermos que isto nunca vai acabar para nenhum de nós ou para alguém que se envolva na Permacultura no futuro e isso é ótimo. Isto é algo único, acredito mesmo que é uma evolução do pensamento humano.” Geoff Lawton – permacultor australiano, Coordenador do Intituto de Permacultura da Australia

fonte: https://ecomorfose.files.wordpress.com/2011/11/quercus_permacultura.pdf

O PDC é um pré-requisito essencial para:

* Adesão plena da Permacultura Internacional

* Ensino de Permacultura

* Registro professor em Permacultura

* Participar Convergências Designers de Permacultura, nacional e internacionalmente

permacultura-ilustracion

Planejamento de Comunidades Sustentáveis

O Conteúdo Programático é padrão Mundial e segue sua ementa abaixo:

Histórico, éticas e princípios da Permacultura – Sabedorias e Padrões da Natureza – Metodologias de Design em Permacultura – Estudo do Solo e Suas Qualidades Intrínsecas – Manejo Sustentável da Terra e da Água –Clima e Micro Climas Específicos – As Plantas e Suas Interações com o Meio – Animais na Permacultura – A Cozinha Sustentável – Energias Renováveis e Tecnologias Apropriadas – Espaço Construído, Bioconstruções e Construções Sustentáveis – Estratégias Alternativas e Ecológicas para uma Sociedade Global – Gestão e Educação Sustentável – Saúde e Bem Estar Físico e Espiritual  e outras temáticas que serão abertas no decorrer da jornada.

flor_preenchida1-1024x1003

Metodologia do PDC 2017 no Ecosítio Nova Terra

Rodas de Conversas, Apresentações, Trilhas Ecológicas, Dinâmicas, Partilhas, Celebração, Espaços Co-Criados, Feira Livre.

Neste curso vamos trabalhar com uma metodologias de espaços abertos, teóricas, práticas e interativa. As dinâmicas serão bastante diversificadas e interdisciplinares, assessorada por vários instrutores. Incluirá além de saídas de campo, trilhas, estudo da paisagem, oficinas práticas, aulas teóricas de forma aberta, aulas expositivas complementares e exposição de audio-visuais no período noturno.

Além destas atividades, teremos um período de estudo prático de Design em Permacultura, com criação e planejamento de um espaço, como estudo de caso, aplicando os conhecimentos, os princípios e os métodos de design em permacultura estudados no curso.

Ainda assim, teremos momentos de reflexão em grupo, rodas de conversas, trocas e avaliações de percurso, bem como atividades extras de bem estar físico-espiritual, como yoga, meditações, relaxamentos e banhos de rios.

A noite contaremos com atividades de fogueira de confraternização, noite de talentos e rodas de viola e canto. Existirão ainda horários vagos pra passeios à comunidade.

Também terá no local um espaço para feira livre de trocas e economia solidária, aberta ao público participante e a comunidade, que queira expor seus pertences e seus produtos ecológicos para troca.

DSCF3904

FB_IMG_14701115597599722

Quem serão os Facilitadores do PDC Litorâneo – O Coletivo de Permacultores

Estamos contando com um grupo bem diversificado de Facilitadores para este PDC, entre eles profissionais da Bioconstrução, do Meio Ambiente, Agrônomos, Oceanógrafo, Biólogos, Engenheiro Ambiental todos experientes Designers em Permacultura, Artistas Educadores, Ativistas, pessoas da própria comunidade local. Ainda contaremos com animadores, nutricionista e uma competente equipe auxiliar ao seu dispor.

*Juliano Riciardi  Designer, Arte Educador Ambiental licenciado em Artes Visuais pela FURG/RS e Permacultor, formado em PDC pelo IPEC/2004 e IPCP/2007.  Co-Idealizador e Bioconstrutor da Estação de Permacultura Litorânea Casa Colmeia – Jaguaruna/ SC e do Ecosítio Nova Terra – Estação de Permacultura em Maquiné/RS. Trabalha a mais de 15 anos com Permacultura nas Escolas. Juliano realiza ainda consultorias em sustentabilidade pedagógica e permacultura, e atualmente faz parte da Equipe do Prêmio Embraco de Ecologia, em Joinville e Rede Ambiental Embraco em Itaiópolis. É o responsável pela organização pedagógica deste PDC.

*Fabio Benitez é Técnico Agrícola, Permacultor e Meliponilcultor. Cursou seu PDC e Bioconstrução no IPEP onde residiu em 2006. É professor e colaborador nos PDC do Coletivo Permacultores trazendo sua rica experiência como Extensionista da Emater/RS  – Reside em Agudos/RS.

* Cristiano Arejano é agricultor familiar, permacultor e bioconstrutor. Suas preferências por plantio orgânicos e bioconstrução com barro e telhados vivos mostra um caminho trilhado pela prática e por estilo de trabalho que se relacione o homem em harmonia com a natureza. Pesquisador dos sistemas naturais e sociais, se certificou em Permacultura PDC no IPEP Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa em 2005. Reside em Garopaba/SC onde trabalha junto a engenheiros e arquitetos desenvolvendo projetos de bioconstrução.

* Josieli Maria e Fernando H. Massera é o casal que cuida de toda a alimentação saudável oferecida nos dias de curso. Desde a coleta, os cuidados no preparo e no servir eles colocam muita dedicação e carinho pelo o que oferecem. Também são eles que ministram o tema da Cozinha Sustentável do curso. Ambos tem PDC realizado no Ecosítio junto a nossa equipe em 2015.
* Luciana Kalil  e Rodrigo ‘João de Barro’ – Luciana tem uma larga experiência com Permacultura por ser precursora do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado – IPEC, onde morou e trabalhou por anos. Seu amor pela cozinha fez com que sua experiência em culinária saudável e sustentável lhe tornasse uma excelente educadora em permacultura na mesa. Ambos são bioconstrutores, constroem com barro e outros elementos naturais. Rodrigo é fera no Bambu, tanto na parte construtiva para edificações como para peças em artesanato natural.

E outros que estão a confirmar…….

cropped-design-do-ecosc3adtio-nova-terra-em-maquinc3a9-jriciardi.jpg

Onde será o PDC 2017

O Local de encontro do PDC será no Ecosítio Nova Terra, uma propriedade rural de 9 hectares onde se iniciou em 2013 o projeto de estação de permacultura. Localizado no fundo do Vale Pinheiro em Maquiné/RS esta inserido no ecossistema da Mata Atlântica de encosta. A 150 km ao norte de Porto Alegre e 70 km ao sul de Torres.

O Ecosítio é de propriedade do designer, permacultor e arte educador ambiental, Juliano Riciardi. Junto com amigos permacultores tem idealizado este local para ser mais um centro de referência em permacultura no sul do Brasil.

O Ecosítio conta ainda com pouca estrutura, um dos motivos deste PDC estar acontecendo ai, juntamente para criar novas estruturas e melhorar as existentes.

O curso contará com o apoio da comunidade do Vale Pinheiro e terá como estrutura para hospedagem e refeições a Pousadinha Paraíso que fica próximo ao Sítio.

As praticas estarão acontecendo de forma descentralizada, onde serão distribuídas por algumas propriedades vizinhas ao Ecosítio e também no mesmo. Ainda contaremos com outras áreas adjacentes para estudo de casos, observação e estudo da paisagem local, oficinas práticas, área de camping e voluntariado.

O local tem uma natureza exuberante, com rios para banhos e excelente lugares para caminhar e desfrutar de suas riquezas naturais preservadas e os bens culturais da comunidade.

O curso inclui:

* hospedagem coletiva e camping

* Todas as refeições (3 por dia) + cafés

* Certificado de Design de Permacultura – PDC

* Inclusão na Rede Global de Permacultura

Valores: 

 valores promocionais até o dia 25 de dezembro

Solicite os valores pelo e-mail: ecositio@hotmail.com

 DSCF3773

O que você deve trazer para o curso:

– alegria, disposição, força, amizade, paz, e tudo de bom

– se tiveres alguma ferramenta em especial que gostaria de compartilhar com o grupo, traga.

– chapéu, bonés, etc

– protetor solar

– roupas de cama, manta e roupa de banho toalha

– repelente – o mais natural possível

– maquina fotográfica

– pen drive para trocarmos materiais

– capa de chuva – podemos ter atividades na chuva !

– roupas para sujar

– sapato para sujar

– alguma coisa que queira trocar na feira de trocas

– roupa para banho de rio

– sementes diversas

– instrumentos musicais, hehehe só alegria nas noites de fogueira

– seus materiais e vídeos preferidos para compartilhar entre todos

* Pedimos por gentileza que não deixem de ler novamente estes itens assim que o curso se aproxima para não esquecerem de nada.

DSCF3944

Dicas de como chegar

Bom para que todos cheguem bem, pedimos a gentileza que se puderem chegar um dia antes ou seja, dia 20.01 melhor. Pois assim vocês tem mais tempo para descansar da viagem, pegam o curso desde o início do dia 21 e também podem se familiarizar melhor com o espaço antes do curso iniciar. Neste dia não será cobrado taxa a mais de hospedagem, mas quem quiser trazer um alimento para compartilhar já vai ser tudo de bom.

Gente neste link: https://ecositionovaterra.wordpress.com/como-chegar/  vocês encontram muitas dicas de como chegar até a Ecosítio.

Ainda assim se tiverem mais alguma pergunta, sugestão ou dúvida, por favor nos comunique por e-mail jriciardi@hotmail.com ou telefone (47) 9619-4898 TIM ok, estamos a disposição.

Outra Opção: Transporte em Van a eventos, ida e volta com segurança e conforto! Maiores informações, in box. Reis Transportes (51) 9161-0701 claro/whats. Quem vem de Porto Alegre tem um serviço de VAN que pode ser acionado acima de 10 pessoas. No PDC anterior deu certo. Porém quem deve articular este transporte são os participantes e não a equipe organizadora.

Link do Mapa do percurso do centro de Maquiné ao Ecosítio, passando pela pousadinha Paraiso. https://goo.gl/maps/N15jj2Cmf552

Ah e uma boa viagem até aqui, aproveitem apreciando as paisagens do Rio Grande do Sul.

* Link da rodoviária de Porto Alegre/ Horários de ônibus de Porto a Maquiné – favor consultar http://www.rodoviaria-poa.com.br/institucional/site/df_hora.htm

Caronas

Alguém vem de carro ? Quem sabe está interessado(a) em compartilhar caronas e dividir despesas ? Entre em contato

Sobre o Tempo

Mais Próximo do curso daremos informações mais precisas sobre o clima, vamos estar acompanhando, esperamos ótimos dias de sol. Qualquer alteração no tempo avisamos vocês…

Estamos aqui preparando o Ecosítio para você vir Coo-habitar estes dias conosco !

Abraço e até loguinho…..

Coletivo Permacultores

LOGO SÍTIO ATUAL JR

Vídeo

DSCF3616

FOTOS DO CURSO PDC DE INVERNO NO ECOSÍTIO 2016

FOTOS DO CURSO PDC ECOSÍTIO VERÃO 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s