O Projeto

PROJETO ECOSÍTIO NOVA TERRA 

Estação de Aprendizagem de Permacultura e Arte 

Centro de Voluntariado e Vida Selvagem de Maquiné – RS – Brasil

LOGO SÍTIO ATUAL JR

APRESENTAÇÃO

O Ecosíto NOVA TERRA é um projeto rural ecopedagógico – idealizado pelo Designer e Arte Educador  Juliano Riciardi – com o propósito de bioconstruir um espaço natural de aprendizagem sustentável. A ideia é criar e desenvolver nesta paisagem rural um conjunto modelo de moradias sustentáveis, integrado a um Centro de Aprendizagem em Arte Educação Ambiental e Permacultura.

Situado na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mais precisamente na Vila Pinheiro do município de Maquiné, o Ecosítio esta inserido numa região impar de remanescentes ecológicos e culturais do Bioma  Mata Atlântica.

Sua área abrange 9 hectares e está sendo completamente planejada por profissionais da Permacultura, utilizando-se da Metodologia de Design Ecológico. Este design abrange um projeto sistêmico que integra plantas, animais, bioconstruções e o ser humano unido positivamente com todos os demais recursos que a natureza do local oferece.

 ecosítio

OBJETIVOS

O Ecosítio NOVA TERRA tem como principal objetivo difundir a PERMACULTURA – cultura permanente do meio ambiente, através da instalação de um Centro de Referência Bioregional de Permacultura e Educação Sustentável.

Objetivos específicos:

– oferecer programas, cursos, oficinas, e outras diversas atividades de educação ambiental que englobem os conceitos da Permacultura.

– servir de estação experimental para visitação de pessoas, grupos, comunidades e outras instituições interessadas no ensino-aprendizado de Permacultura, Bioconstrução e da Vida Selvagem.

– oferecer hospedagem sustentável a estudantes, pesquisadores, ecoturistas e qualquer outro público interessado em preservação e conservação ambiental.

– desenvolver programas de voluntariado, estágios e pesquisa para todo as pessoas que queiram aprender mais sobre a Permacultura.

– trabalhar com agricultura sustentável e biodinâmica.

– gerir núcleos de educação, pesquisa e extensão que envolva: artes, sustentabilidade, bioarquitetura, agricultura orgânica, reflorestamento, reciclagem, ecologia, cozinha sustentável, energias renováveis, bambuzeria, e outros. 

– envolver-se com o agroturismo pedagógico com intuito de receber grupos para aprendizados diversos.

– servir como área de experiência e aprendizagem sobre a Vida Selvagem

design do Ecosítio Nova terra em Maquiné Jriciardi

No espaço físico do Ecosítio, estamos criando estratégias de habitação ecológica, saneamento responsável, energia renovável, segurança alimentar, cuidado com a água e processos de educação para a sustentabilidade de forma vivenciada. O objetivo é proporcionar uma visão de vida e cultura sustentável, promovendo a gestão de recursos e desenvolvimento de projetos, cursos, programas, treinamentos e oficinas .

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s